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Administrar Conflitos

  • Foto do escritor: Silvia Dal'Alba
    Silvia Dal'Alba
  • 8 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Reconhecer os significados das palavras, com intuito de estarmos aptos a entendermos situações desencadeantes de conflitos, e assim combinar uma abordagem adequada e assertiva a cada situação.

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A dimensão do assunto de Administrar Conflitos transita inicialmente pelo seu mais puro significado de um profundo desentendimento entre duas ou mais partes. Enquanto administrar pode ser entendido com 3 sentidos e 18 sinônimos, conflito trás em seu conceito 4 sentidos e 54 sinônimos conforme segue:

Administrar:

1.Gerir: conduzir, governar, comandar, controlar, dirigir, gerenciar, gerir, intender, reger,servir, superintender, tutelar.

2.Aplicar medicamentos ou castigos: aplicar, dar, fornecer, subministrar.

3.Administrar sacramentos: conferir, ministrar.

Conflitos:

1.Luta: guerra, combate, batalha, contenda, hostilidade, confronto, duelo, conflagração, enfrentamento, embate, pugna, guerrilha.

2.Divergência de ideias: divergência, oposição, desacordo, discórdia, discordância, antagonismo, desavença, desentendimento, dissidência, desinteligência, dissensão, dissentimento, incompatibilidade, inconformidade, choque, revolta.

3.Discussão: bate-boca, alteração, briga, disputa, rixa, zanga, pega, atrito, querela, pendenga, questão, debate.

4.Confusão: tumulto, agitação, perturbação, desordem, alvoroço, zaragata, embrulhada, motim, espalhafato, matinada.

Conteúdo revisto em outubro de 2017. Lexicógrafa responsável: Flávia Neves.


Como podemos observar é interessante reconhecer os significados das palavras, com intuito de estarmos aptos a entendermos situações desencadeantes de conflitos, e assim combinar uma abordagem adequada e assertiva a cada situação.

A nossa rotina tem uma carga emocional que se desenvolve desde nossas relações familiares, de amizades e, principalmente nossas relações de trabalho, que é onde nossa energia é aplicada em grande parte da jornada diária. E quando não somos suficientemente capazes de canalizar as energias de forma eficaz, podem surgir eventuais conflitos.


A percepção de conflito requer reflexão. Se o ser humano se aquieta e em momento algum acredita que algo pode ser mudado ou ser feito diferente do que até hoje fez, então já morreu, nunca existiu. O ser humano é um eterno insatisfeito em busca de metas, sonhos e inovação, e este processo cedo ou tarde pode ter um viés de conflito com o outro ou com ele próprio. Os conflitos sempre existiram desde o mais remoto dos tempos, assim as mudanças acontecem e o mundo gira, o diferencial é nossa capacidade de prever e encontrar soluções para identificar previamente ou diminuir fronteiras de atuação que possam prejudicar as relações interpessoais.

Administrar Conflitos, o que é relevante:


1. Comunicação

-O que eu falo. -Como eu falo. -O que você escuta.

A falta de clareza e os ruídos na comunicação comprometem de forma crítica e podem gerar falhas no entendimento da mensagem. Aliado poderoso que também contribui de forma negativa para elevar o grau de instabilidade do conflito é a comunicação não verbal. O corpo, os gestos, a respiração, o olhar podem evidenciar uma condição de insatisfação a ponto de provocar no outro um desconforto que promova um atrito a nível de originar um conflito que até então mantinha-se inexpressivo.


2. Escuta atenta

Uma escuta atenta com atenção e respeitando o tempo que a pessoa necessita para se expressar, abandonando os pensamentos que possam interferir ou prejudicar e concentrando-se totalmente no que o outro tem a dizer, sem interromper, valorizando aquele momento, tendo paciência e demonstrando-se verdadeiramente interessado, pode apoiar uma negociação com resultados expressivos e surpreendentes.


3. Empatia

Ter habilidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo pelas lentes do outro. Cada pessoa tem seus valores, crenças, uma história de vida que desconhecemos muitas vezes. E o que acontece nas relações de conflito: faz emergir nossos mecanismos de defesa. Caso não tenhamos a empatia muito bem alinhada, no primeiro sinal de alerta colocamos nossa abordagem primitiva de defesa em ação, e adeus à negociação. Vale lembrar que ser empático, porém, não remete a concordarmos com tudo, mas sim sermos assertivos com educação e respeito, privilegiando a solução do problema, sem egocentrismos.


Fica evidente que conflitos não deixarão de existir e que de certo modo eles tem um lado positivo, o que precisamos na realidade é desenvolver habilidades para não sermos meros espectadores de situações conflitivas, e assim atuar como potenciais protagonistas com maturidade suficiente para gerir com equilíbrio técnicas ou ferramentas adequadas que preservem as relações interpessoais.

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